Em todo o Brasil

Escrito por Olívia de Mello Franco e ilustrado por Simone Matias, Quantos nomes tem um menino? (Dimensão, 2011) foi uma das obras selecionadas para compor o acervo do Programa Nacional do Livro Didático – Alfabetização na Idade Certa 2014. Por meio do programa, serão distribuídos livros de literatura às salas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da rede pública. O resultado foi divulgado hoje (12 de dezembro) no Diário Oficial da União.

Com um texto divertido, poético, acompanhado de belas ilustrações, Quantos nomes... se desenvolve em torno de um menino que, assim como quase todo mundo, possui muitos apelidos. E são esses apelidos que vão revelar ao leitor um personagem multifacetado, como, desta vez sim, todo mundo.

 

AUTORA

Olívia de Mello Franco é brasiliense e mora em Maceió (AL) desde 2001. Cursou Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB) e fez pós-graduação em Alfabetização e Letramento na PUC Minas e mestrado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi diretora de escola por muitos anos e atualmente se dedica à escrita de livros didáticos e de literatura, peças de teatro e roteiros de seriados e filmes de animação. Tudo para o público infantil. É também mãe de Lorena e Tomás.

 

ILUSTRADORA

Simone Matias é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, mas nunca exerceu a profissão, pois descobriu a ilustração infantil em uma temporada como babá nos Estados Unidos. Ela tomava conta de três crianças que tinham muitos e muitos livros. E, quanto mais lia histórias para elas, mais se apaixonava pelas ilustrações. Então decidiu estudar desenho. Hoje divide seu tempo entre ilustrar livros e lecionar Desenho Artístico e Pintura.