Salmo Dansa

Sobre

Salmo Dansa nasceu e vive no Rio de Janeiro. É designer gráfico e ilustrador de livros há mais de 20 anos. Alguns dos seus trabalhos integraram exposições como: Utopia, 27º Congresso do IBBY; Traçando histórias, Feira do Livro de Porto Alegre; BIB - Bienal Internacional de Ilustrações da Bratislava. Recebeu em 2002 o Prêmio Adolfo Aizen da União Brasileira de Escritores (UBE), o White Havens da Internationale Jugendbibliothek – IJB e o selo “Altamente recomendável” – FNLIJ. Em 2008, teve duas exposições individuais na Alemanha. Em Kassel, "As bruxas de Grimm" no Brüder Grimm Museum; e, em Munique, "Marina e Mariana", na IJB.
 
Palavras do ilustrador, quando da publicação de Brenda (Dimensão, 2014):
 
"A diversidade de imagens do nosso tempo me trouxe a curiosidade sobre as relações com os diferentes tipos de textos e a busca dessa afinidade tem se transformado em um modo de ilustrar livros, ajustando materiais e técnicas ao significado das palavras.
 
Em Brenda o mote principal do projeto foram os dois personagens gêmeos, representados cada um como uma página do livro aberto. Esse conceito é apresentado logo nas primeiras páginas e reforçado no decorrer da narrativa, quando se nota que o irmão narrador é representado pelas páginas de texto (pares) e o outro, que sofre de uma doença degenerativa, é representado pelas páginas de imagem (ímpares). A narrativa visual enfatiza de um lado a progressão da doença e de outro a ambiguidade da personagem Brenda, evitando assim a representação literal das cenas para privilegiar o conceito da obra literária como um todo."